sexta-feira, 10 de abril de 2015

Como começou a minha paixão criativa...

Confesso que a minha paixão criativa não tem muito tempo, está pertinho de fazer três anos. Mas a verdade é que sempre gostei  de trabalhos manuais com espaço para a originalidade e criatividade. No entanto, nunca investi muito a sério nesta paixão fui sempre colocando outros projetos e ambições em primeiro lugar.
Na verdade tudo começou quando decidi tornar-me mais independente, ter o meu próprio cantinho. E como mobilar uma casa não é propriamente muito fácil em termos financeiros, decidi ver o que a minha mãe tinha lá para casa que já não usasse e pudesse ser útil. E a primeira coisa que encontrei foi uma arca em forma de banco, que durante anos teve um lugar de destaque em casa mas depois foi decidido arrumá-la porque já não se enquadrava na decoração.



Como já estava guardada algum tempo o seu estado de conservação não era o melhor, por isso tive que pensar numa solução. 
Comecei por  perguntar a algumas pessoas que trabalhavam com restauros de móveis como era todo o processo, fiz ainda algumas pesquisas e depois meti mãos à obra. 


Inicialmente não foi fácil. Lixar o móvel foi a parte mais complicada, tinha imensos pormenores e não imaginava que era necessário retirar todo o verniz do móvel profundamente. Pensei que era muito superficial apenas para tirar os riscos, mas não é! E depois saber que também tinha que lixar a tinta do primário para depois pintar finalmente, deixou-me ainda mais chateada. Imaginava tudo demasiado simples e rápido, mas  depressa aprendi que lixar é o mais importante em todo o processo para um bom acabamento. Só removendo tudo é que a tinta "agarra" na madeira e com o tempo não se corre o risco de "descascar" tudo.
Achei todo este processo demorado e complicado, mas agora sei que era a ansiedade de ver terminado e completamente remodelado o móvel. 





A prova de que não é um processo muito complicado é que depois desta peça muitas se tem seguido, ao ponto de não conseguir parar. Tornou-se numa verdadeira paixão transformar e reutilizar tudo o que vou encontrando pelo meu caminho, sim porque tenho encontrado algumas coisas no lixo em bom estado e que já recuperei.
Hoje em dia estou sempre a magicar alguma coisa, quer seja para móveis quer para um simples vaso, já faz parte de mim.
E basta querer que tudo se aprende! E podem crer que não entendia nada sobre pintar, lixar, tintas e entre outras coisas.  




Sem comentários:

Enviar um comentário