quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Compota de morango


Adoro compotas! É tão bom logo pela manhã uma fatia de pão fresco com compota ou num reconfortante lanche. Sabe tão bem!
Aproveitar a fruta da época para preparar compotas ou doces já se tornou num hábito cá em casa! Como chega sempre muita fruta aqui em casa, tento sempre dar-lhe um destino para não desperdiçar nada. Se há coisa que não gosto é deitar fora o que quer que seja! É uma bela sugestão para oferecer depois à família e aos amigos. Uma prenda original, artesanal, saborosa e até mais saudável! 


Costumo fazer de maçã, pêra, ameixa, abóbora, amora, figo, dióspiro... Ou seja, daquilo que cada época vai dando em maior quantidade.
A época que se avizinha é a dos morangos! Começa apetecer um delicioso cheesecake de morango, chantily com morangos, compota de morango, enfim só coisas boas! Quer dizer é por esta altura que começam a surgir em maior quantidade nas prateleiras dos supermercados, pois aqueles que cultivamos em casa só nos meses de verão começam a surgir. No entanto, já fiz os primeiros frascos de compota. Nem todos vão ficar cá em casa, daí ter dado uma decoração simples mas gira aos frascos. Foram-me pela primeira vez encomendados e só posso dizer que vão ser entregues como lembranças no final de um jantar especial. Uma lembrança diferente mas bem doce!



Fazer compota de morango é bastante simples. Preparei 1kg de morangos, juntei algumas gotas de limão. Colocar limão ajuda os morangos a não oxidarem. Usei 1kg de açúcar, mas podem colocar conforme os morangos. Como são ainda os primeiros da época e não costumam ser muito doces uso mais açúcar que o habitual. Depois levei a lume médio até os morangos estarem bem desfeitos. Podem optar por passar varinha mágica ou deixar os morangos mais inteiros!
Esta é sem dúvida a melhor maneira de preservar a fruta e de poder apreciá-la em qualquer altura!


Sem comentários:

Enviar um comentário