terça-feira, 4 de agosto de 2015

Que tintas gosto de usar, PARTE I


Já algum tempo que tinha dito que ia revelar as tintas que uso para os meus restauros de móveis e projectos DIY. São várias, uso desde tintas com esmalte sintético a tintas com esmalte à base de água. Depende sempre muito do resultado que pretendo. Se quero um acabamento mais profissional, prefiro as tintas com esmalte sintético.


Estas implicam um processo mais demorado e exigem um espaço exterior para a sua utilização. Para lavar os materiais temos de ter sempre à mão diluente e o cheiro que deixa não é muito agradável, daí procurar sempre um espaço exterior quando as utilizo! O processo é mais demorado porque é necessário lixar todo o móvel, passar uma tinta primária, voltar a lixar e só depois aplicar a tinta final. Sem esquecer o tempo de secagem entre cada passo. Estas que mostro na imagem comprei através de um fornecedor que apenas distribui para empresas de carpintaria. Mas também costumo utilizar as da DYRUP, assim como o primário.



Mas hoje em dia já existe no mercado tintas que não requerem este processo. São as chamadas tintas com esmalte à base de água, ultimamente são aquelas que tenho utilizado mais, são fantásticas! Sem cheiro, de secagem rápida e os materiais utilizados são lavados com água . Ideais para serem utilizadas em espaços fechados. As minhas preferidas são as tintas de ANNIE SLOAN, infelizmente só no Porto as conseguimos adquirir ou através da Internet. Adoro!


As cores são lindas e exigem a aplicação de uma cera que para além de deixar o móvel com um brilho tona-o macio ao toque. A cera aplica-se como antigamente as nossas mães aplicavam no soalho, "puxar o lustro" diziam elas. Existe em duas cores, branco e castanho. Desvantagem é que não são propriamente muito baratas! Mas o resultado é maravilhoso!


Há uns meses atrás também encontrei as tintas LUXENS, bastante acessíveis em termos de preço. E, tal como as anteriores tem uma secagem rápida, todos os materiais são laváveis com água e não deixam cheiro.


Inicialmente fiquei com poucas expectativas mas depois de comprar a primeira lata já comprei mais, adorei o resultado, é incrível! Existe em tantas cores que se torna difícil a escolha, tem ainda a vantagem de podermos escolher se queremos acetinado, mate ou com brilho, estou rendida! Costumo comprar as minhas no AKI, mas também existe na LEROY MERLIN. Vale mesmo a pena experimentarem, vão adorar o resultado!
Encontrem-me no facebook ou instagram e digam-me as tintas que mais gostam de usar!


  

4 comentários:

  1. Olá Bi, que pincéis e rolos recomenda? Os que costumo usar cá por casa soltam fios e fica horrível? Técnicas para pintar com pincel as cadeiras e moveis mais trabalhados? Recomenda então o primário da Dyrup e as tintas Luxens? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia, os pincéis que costumo usar também são do AKI, procuro sempre que tenha um pêlo macio mas estes costumam ser um bocadinho mais caros e procuro sempre tamanhos médios, quanto maior mais pêlo vai deixar. Rolos não tenho por hábito usar e o único que tenho foi dos mais baratos. Em relação às técnicas que uso para cadeiras mais trabalhadas, pintar sempre na mesma direcção e passo uma única vez o pincel, como as tintas à base de água são bastantes espessas se passar mais do que uma vez não vai funcionar. Prefiro deixar secar e depois voltar a passar mais uma demão. Recomendo o primário, é o que utilizo sempre e gosto do resultado quando uso tintas com esmalte sintético. As tintas luxens são fantásticas na minha opinião, tem imensa variedade de cores, são espessas por isso tapa melhor as imperfeições. Adoro o resultado e o facto de não ter cheiro e todos os materiais serem laváveis com água é maravilhoso. Espero tê-la ajudado, mais alguma dúvida não hesite em perguntar! :) Obrigada.

      Eliminar
    2. Olá Bi, obrigada pela rápida resposta :) Como tenho 2 roupeiros altos e todos direitos vamos optar por usar rolo para os pintar porque são lisos e acaba por ser mais rápido. O primário deve usar-se também para os esmaltes aquosos, correcto? Depois de a ter lido e visto as suas remodelações, já nos decidimos pelas tintas Luxens à base de água para os móveis. A dúvida é no primário porque vamos pintar tudo no interior da casa e tem que ser lavável e sem cheiros por causa das crianças. Obrigada

      Eliminar
    3. Olá Vânia, para as tintas luxens não precisa de primário, é uma das vantagens em usar tintas à base de água. Pode logo aplicar a tinta luxens se opta-se por tintas sintéticas aí sim era necessário lixar os roupeiros e só depois aplicar o primário.
      Se tem crianças sem dúvida que as tintas luxens são óptimas, sem cheiro e laváveis com água, até elas poderão dar uma mãozinha :)
      Espero mais uma vez tê-la ajudado. Boas pinturas! Obrigada :)

      Eliminar